10 de janeiro de 2014

O que eu assisti nessa sexta feira #3 "O Estranho Mundo de Jack"



Bom dia, povo infeliz do planeta Terra. Aproveitando a época do ano em que estamos, vamos conversar sobre um dos mais fantásticos filmes com a temática natalina já feitos na história. E se você disser que o natal já passou, se envergonhe, por que o espírito natalino sempre deve estar presente em nossas vidas. E toda sexta feira é 13.



"Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa."


HAPPY HALLOWEEN


Título : The Nightmare Before Christmas (Original)

Ano produção : 1993

Dirigido por : Henry Selick

Estréia : 24 de Dezembro de 1993 ( Brasil )

Duração : 76 minutos

Classificação : L - Livre para todos os públicos

Gênero : Animação; Família; Fantasia; Musical; Comédia; Terror

País de Origem : Estados Unidos da América





“O estranho mundo de Jack” já é revolucionário por ser o primeiro longa metragem inteiramente produzido em stop-motion. E como se isso não bastasse, trás uma das mais geniais ideias pela mente sómbria e divertida de Tim Burton.


 Em primeiro lugar, é o primeiro filme do gênero que eu classifico como terror infantil. Nele podem ser identificados os elementos peculiares da obra de Burton. Universos sombrios e ao mesmo tempo coloridos. E uma diversão especialmente mórbida.




Jack é o rei do Halloween, e vive em um universo onde tudo gira em torno da tradicional data festiva estadunidense. E, no mundo do Halloween tudo é mórbido e sombrio. Vemos um desfile de toda sorte de criaturas míticas e monstruosas, mas tudo exibido de uma forma tão lúdica, que as crianças não têm medo; muito pelo contrário, têm encanto.




Personagens caricatos e carismáticos permeiam a película de uma forma sublime e grandiosa. Tudo envolvido por uma musicalidade maravilhosa. As canções de Danny Elfman dão corpo ao longa, e fazem com que seus 76 minutos corram num piscar de olhos. Elfman, além de assinar as canções, dubla o protagonista nos momentos de canto, o que faz primordial que se veja o filme com seu áudio original.



Além de tudo isso, a história rende momentos divertidíssimos, dividindo o espectador entre piadas e arrepios de uma forma assustadoramente deliciosa. A distribuição de presentes, quando Jack decide assumir a função do Papai Noel, é absolutamente fantástica.




Por fim, cabe ressaltar todo o primor técnico empreendido na obra, onde os movimentos são fluidos e os detalhes são inacreditáveis. Uma enorme gama de personagens em um trabalho impecável de arte e sincronismo.



OS AUTORES DO CRIME

Tim Burton


Cineasta estadunidense, Burton tem uma filmografia caracterizada por histórias sombrias e divertidas. Além de sempre contar com uma direção de arte primorosa em seus trabalhos.

Tem como parceiros usuais em suas empreitadas o ator Johnny Depp e a atriz, e também sua esposa, Helena Bonham Carter.

Tim Burton, criador da história, não pôde dirigir o filme por já estar comprometido com a direção do filme “Batman – O Retorno”, deixando a empreitada nas mãos talentosas de Henry Selick.

É responsável por grandes filmes como “Edward, mãos de tesoura”, “Os Fantasmas se divertem”, e “Batman”



Henry Selick


Selick é um cieneasta estadunidense conhecido por trabalhar com stop-motion.

Além de “O Estranho Mundo de Jack” dirigiu outros filmes do estilo, como o excelente “Coraline e o Mundo Secreto”, baseado na obra de Neil Gaiman, e “James e o pêssego gigante”.






Danny Elfman

Responsavel por toda a trilha sonora e música do filme, Danny Elfman iniciou sua carreira musical como lidar da banda Oingo Boingo. 

Mais tarde viria a se tornar um grande compositor para cinema.

Além de ser um parceiro costumeiro de Tim Burton, foi responsável pela trilha sonora de dezenas de filmes. 

É também o compositor da música de abertura de “Os Simpsons”, que permanece a mesma desde 1989.

 


Viva o natal e Viva o Halloween!
Te vejo na próxima sexta, que como toda as outras, será 13!

4 comentários:

  1. Oiiiii, o Tim Burton tem o dom de fazer filmes deste gênero, como a noiva cadáver que é um doce de filme. Este eu só assisti a uma parte quando passou na televisão!

    Beijos

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  2. Já assisti esse filme, gostei muito :D
    Adorei seu blog

    Dá uma passadinha lá

    http://biankechanel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Acho que esse filme é um dos meus preferidos, com o Tim não tem como ficar ruim né ?
    Jack foi um personagem muito bem construído que encanta qualquer um.
    Adorei o seu post, parabéns.
    Também já estou seguindo o blog!
    beeeijos

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Samuel,
    tudo bem?
    Não conhecia esse filme, mas me apaixonei, eu adoro as duas datas: Halloween e Natal.
    Vou pesquisar mais sobre ele e tentar assistir.
    Ótima dica!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir