21 de março de 2014

O que eu assisti nessa sexta feira #11 "Following"



A história narra as desventuras de um jovem escritor que, mentalmente instável, vaga pelas ruas seguindo pessoas pouco convencionais em busca de material bruto para sua escrita. Em uma destas perseguições depara-se com um ladrão e golpista de segundo escalão que o convence a participar de seus assaltos.
O escritor, fascinado com o universo apresentado, tomando-o por mais real que qualquer um de seus contos ou que a própria realidade, entrega-se a este mundo.

   

Título: Following (Original)

Ano de produção: 1999

Dirigido porChristopher Nolan

Estréia: 12 de Setembro de 1999 ( Mundial )

Duração: 69 minutos

Gênero: Drama; Mistério; Thriller

Pais de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Bom dia, escritores sem criatividade e solitários esquizofrênicos. Hoje é sexta feira 13, de novo e outra vez.
Nunca siga a mesma pessoa duas vezes e cuidado com as femme fatales.
 Que comece a sexta feira!

 

FOLLOWING

Following é o primeiro longa metragem de Christopher Nola; uma produção independente de baixíssimo orçamento. Já em sua estreia, Nolan mostra a que veio e por que se tornara um dos maiores diretores da atualidade.


Nosso protagonista é um suposto escritor que, sem inspiração para suas obras, cria o hábito de seguir pessoas aleatórias. No entanto, nenhum resultado é percebido. As coisas mudam em sua vida quando o escritor segue um misterioso homem, que descobre ser um ladrão de apartamentos.

O criminoso e o escritor criam uma relação, e passam a realizar alguns furtos em conjunto. Mas o ladrão não é apenas um ladrão, e as coisas ficam estranhas e fogem ao controle do protagonista.

O filme foi gravado em preto e branco, em 16mm, onde o próprio Nolan assumiu a função de protagonista. O clima é de contínuo suspense, e predominantemente noir, com direito a uma loira fatal e bandidos vestindo ternos alinhados.

O roteiro é impecável e associado a uma montagem não linear que deixa tudo mais interessante. Nolan conseguiu o louvável feito de usar o baixo orçamento ao seu favor, e fez um filme brilhante.

Durante quase toda a exibição, uma miríade de dúvidas paira na mente do espectador, misturando tensão e curiosidade. O desfecho é esclarecedor e estarrecedor, e mostra que um bom roteiro vale mais que qualquer orçamento milionário.

Obrigado, Nolan!


O AUTOR DO CRIME


CHRISTOPHER NOLAN

Começou a fazer filmes ainda criança, quando tinha apenas sete anos, usando uma câmera de seu pai. Estudou, anos mais tarde, literatura inglesa na Universidade de Londres, onde começou a produzir curtas-metragens. Em 1998, realizou seu primeiro filme longa-metragem, intitulado Following.

Em 2000, Nolan, dono de uma carreira curta, porém espetacular, dirigiu seu primeiro filme comercial, o excepcional "Amnésia". Já em sua primeira produção, Nolan teve seu talento reconhecido e viu seu filme ser indicado para diversos prêmios. Recebeu, por exemplo, duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor edição e melhor roteiro original.

Dois anos depois, Nolan dirigiu "Insônia", que acabou por decepcionar as expectativas de grande parte da crítica mundial. Contando com um elenco de grande qualidade o filme mostrou-se interessante, entretanto não conseguiu fazer sucesso mesmo com uma história boa.

O terceiro filme do diretor foi "Batman Begins", uma nova adaptação sobre o homem-morcego. Dessa vez, Nolan voltou a receber críticas favoráveis, e o longa conquistou uma indicação ao Oscar de fotografia.

Seu próximo trabalho foi, "O Grande Truque". O filme foi, de maneira geral, bem recebido pela crítica e pelo público. O Oscar reconheceu as qualidades técnicas do filme, por meio, de duas indicação ao prêmio: melhor fotografia e melhor direção de arte.

Em 2008, Nolan lançou "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que foi indicado a 8 oscar e se tornou a quinta maior bilheteria da historia. Ganhou os Oscar de Ator Coadjuvante para Heath Ledger e Edição de Som.

Em 2010, Nolan lançou A Origem, que foi um enorme sucesso de público e crítica, com 8 indicações ao Oscar.
(fonte: filmow.com)


Até a próxima sexta!
E não brinque com ladrões!

Um comentário:

  1. Adorei! Amo filmes assim com suspense e preto e branco. Me surpreendi por ele ser tão novo, me lembrou alguns da década de 60.

    beijos

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir