11 de abril de 2014

O que eu assisti nessa sexta feira #13 "Clube da Luta"




   

Título: Fight Club (Original)

Ano de produção: 1999

Dirigido porDavid Fincher

Estréia:   15 de Outubro de 1999 ( Brasil )

Duração: 139 minutos

Gênero: Drama

Pais de Origem: Alemanha; Estados Unidos da América





Bom dia. Uma linda sexta feira a todos, e não se esqueçam que no caso de despressurização máscaras de oxigênio cairão sobre suas cabeças.




CLUBE DA LUTA

Clube da Luta é a adaptação cinematográfica do genial livro de mesmo nome, dirigida por David Fincher e estrelada por Edward Norton e Brad Pitt.

Começamos conhecendo o protagonista sem nome interpretado por Norton, e seu sofrimento em virtude de uma incurável insônia. Acompanhamos a rotina do personagem até que ele encontre Tyler Durden, um vendedor de sabonetes com ideias revolucionárias e idealistas. A partir daí uma amizade improvável começa a se construir.


O filme, assim como o livro, é contado o ponto de vista do protagonista, e apresenta uma trama intrincada, cheia de mistérios. Filmado com primor, une a experiência de Fincher com videoclipes à escrita sarcástica e genial de Palahniuk. Desse modo, o que vemos na tela é uma história fantástica, forte, violenta, e reflexiva; onde nada é gratuito nem exagerado.
 
O filme conta com um elenco inspirado, onde Edward Norton e Brad Pitt entregam uma das melhores interpretações de suas carreiras.

Além de ser um entretenimento fabuloso, Clube da Luta suscita questões importantes, e abre os olhos do cidadão comum para os vícios da sociedade, e o quão inúteis e desnecessários são para um vida plena.

Tyler Durden é um bandido que vemos como herói, um ponto fora da curva. E é interpretado de forma magistral. Os conflitos entre os dois personagens principais são muito bem trabalhados e muitas vezes refletem os nossos próprios conflitos internos.

O desfecho é arrebatador e terminamos a exibição com a certeza que todos nós precisamos de nosso próprio clube da luta.



OS AUTORES DO CRIME


DAVID FINCHER

É um diretor de cinema e produtor norte-americano cujos principais trabalhos são Seven (1995), Fight Club (1999), Zodiac (2007), The Curious Case of Benjamin Button (2008), The Social Network (2010) e The Girl with the Dragon Tattoo (2011).

Começou a fazer "filmes" aos 8 anos de idade, quando brincava com a câmera de seus pais. Em 1980 viu O Império Contra Ataca de George Lucas. Foi esta experiência que o fez olhar de outra maneira para o cinema e ajudou-o a encontrar o seu próprio estilo. Começou a trabalhar numa empresa de animação, e aos 18 anos foi trabalhar para a "Industrial Light and Magic - ILM" de George Lucas onde ficou vários anos. Nesse período teve a oportunidade de trabalhar em O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).

Deixou a ILM para fazer publicidade; o seu primeiro trabalho foi para a American Cancer Society. Também fez muitos clipes para artístas como os Aerosmith, Madonna e Paula Abdul, 6 dos quais chegaram ao Top 100 da MTV em recente eleiçao dos 100 melhores do século.
(fonte: filmow.com)


CHUCK PALAHNIUK

Chuck Palahniuk (nascido em Pasco, Washington a 21 de Fevereiro 1961) é um escritor residente em Portland, Oregon. O seu trabalho mais popular é Clube da Luta (Clube de Combate em Portugal), que foi posteriormente adaptado para cinema.

Os personagens na obra de Palahniuk são indivíduos que, de uma ou outra forma, foram marginalizados pela sociedade, frequentemente reagindo com agressividade auto-destrutiva. A narrativa nos livros de Palahniuk começam, não raramente, no seu fim cronológico, com o protagonista a recontar os eventos que conduziram ao ponto que forma o princípio do livro. Por bastantes vezes há um ponto de viragem da história, na forma de uma revelação inesperada perto do fim. O estilo de Palahniuk é caracterizado pelo uso e repetição de frases curtas plenas de humor cínico ou irônico. O autor gosta de descrever o seu estilo como Ficção transgressional.
(Fonte: Wikipédia.org)


Até a próxima sexta!
E cuidado com as compras online!

Nenhum comentário:

Postar um comentário