16 de maio de 2014

O que eu assisti nessa sexta feira #17 Cão Vs. Cão



Um perigoso assassino de aluguel pousa em Hong Kong com o objetivo de eliminar a esposa de um importante juiz. Minutos depois do crime ser cometido, um instável policial, com passado obscuro, já está na cola do criminoso. na fuga, o fugitivo acaba cruzando com uma garota que é maltratada pelo pai, a quem ajuda. Os dois seguem juntos para o Camboja, onde pretendem começar uma nova vida. Entretanto, eles nem suspeitam que o policial está na cola deles e quer vingança a qualquer custo.

   
Título: Gau ngao gau (Original)


Dirigido por: Pou-Soi Cheang


Estreia: 2006 ( Brasil )


Duração: 108 minutos


Gênero: Ação; Policial; Thriller





Bom dia, você que se emociona com os bandidos e despreza os mocinhos

Hoje é sexta feira, e vamos falar sobre um filme simplesmente brutal.

 

CÃO VS. CÃO

Este não é um filme para pessoas de estomago fraco. Não, não é. Sé você quer um filme divertido, com ação alucinante e malabarismos impossíveis, esse não é um filme para você; vá assistir carga explosiva e seja feliz. Cão Vs. Cão é um filme Brutal, sim, Brutal. Eu poderia procurar diversos adjetivos para classificar a obra, mas a palavra que mais se adequa, creio eu, e a que mais veio à minha mente durante todo o filme foi essa.

Brutal.

Nos primeiros segundos de exibição já levamos um soco no estômago, assistindo um vídeo amador de uma criança se alimentando de restos em um lixão. Mas não pense que é um lixão tipo “Avenida Brasil”. Um lixão de verdade. E essa cena inicial é mais violenta e Brutal (palavrinha querida) que qualquer outra.
 
Em seguida, somos apresentados a Pang (Edison Chen), que viaja como clandestino em um barco. Em sua primeira aparição, Pang já mostra gestos inumanos, primitivos. O modo como ele apanha o alimento do chão e o devora é de uma crueza desconcertante. Destaque para a interpretação de Edison Chen, que é algo fantástico.

Aos poucos entendemos que Pang chegou à china para um trabalho, um assassinato. E esse primeiro crime cometido pelo protagonista é de uma tensão absurda, onde o diretor faz uso da falta de trilha sonora para aumenta-la exponencialmente.

Após um assassinato frio, entra em cena o policial Wai (Sam Lee). Wai tem um comportamento controverso, procura cumprir a lei, pegar os bandidos, mas faz uso de violência excessiva e parece não se importar muito com as regras. A partir daí entramos em um jogo violento de gato e rato, onde Wai quer pegar o marginal a qualquer custo, e Pang só quer voltar pra casa com o dinheiro do trabalho. Com o decorrer do filme descobrimos que Wai também tem seus próprios demônios para exorcisar.

Na medida em que os acontecimentos se desenrolam, percebemos que Pang não tem ciência de moral, de certo ou errado. Pang é a violência, e matar para ele é banal. Assim, essa perseguição vai deixando um rastro de corpos no caminho.

Mas, a despeito de seu comportamento animal, somos apresentados a uma outra faceta de Pang, quando ele encontra uma jovem molestada pelo pai em um ferro velho. De uma forma torta, os dois criam uma ligação.  A partir daí, forma-se no espectador um sentimento dúbio. Quem é o mocinho? Quem é o bandido?

A terceira parte do filme é angustiante, e mostra os dois lados de Pang, concomitantemente. E tudo ruma a um desfecho catastrófico, tenso, e, novamente, BRUTAL! Não espere um final feliz, espera apenas algo... Brutal.

Assista! Mas não me responsabilizo por eventuais traumas.


 

O AUTOR DO CRIME

POU-SOI CHEANG


Diretor e ator nascido em Hong Kong, mais conhecido pelos filmes Accident (Yi ngoi) de 2009,  Cão vs. Cão de 2006, e Motorway (Che sau) de 2012.


Conheça mais sobre a obra do diretor em è http://www.revistacinetica.com.br/soicheang.htm




Até a próxima sexta!
E cuidado com orientais de cabelos marrons!


2 comentários:

  1. Sasinhora, não sei se eu teria estômago pra assistir esse filme tão ~brutal ~ç_ç

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Nossa esse filme tem uma temática forte e não sei se teria coragem de assistir. Sou muito medrosa e não curto filmes tão brutais assim.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir