8 de setembro de 2014

[Resenha] Mulheres que não sabem chorar - Lilian Farias

Mulheres Que Não Sabem Chorar conta a história de duas pessoas que se reconhecem como mulheres e que se amam em toda a sua plenitude. Desse amor renascem sentimentos que outrora fora reprimidos: dores; curas e anseios sobre o próprio amar e ser amada. Duas mulheres que precisam quebrar o pior e mais severo dos preconceitos: aquele que habita em nossas entranhas! Mais que uma relação homoafetiva, Mulheres que não sabem chorar nasceu dos meus 40 dias no deserto, durante todas as privações e isolamentos sociais. O deserto me ensinou a recolher e emanar as minhas ancestrais para me dar vida própria e encarar o mundo, depois soprei nas palavras da vida, que pulsava nas minhas veias, a força de Ísis.


Editora: Literata
Gênero: Romance, Drama
Ano: 2014
Páginas: 170



Mulheres que não sabem chorar
O amor em sua mais pura forma.
 
Mulheres que não sabem chorar é um livro que aborda o relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo, o que, por si só, já é algo corajoso, levando em conta os tempos sombrios nos quais vivemos, onde a ignorância e o preconceito abundam. No entanto, a história escrita por Lilian Farias vai muito além disso.

O romance mostra o encontro de duas almas e o surgimento de um amor totalmente inesperado e improvável. Marisa e Olga vão de um relacionamento distante e áspero a um amor ardente e intenso. Mas a autora vai mais longe, não só do relacionamento entre as duas mulheres, como além das duas personagens. O passado de cada uma é abordado em flashbacks ao longo do livro, nos fazendo entender, aos poucos, como as duas chegaram à vida em que levam no momento presente.

Enquanto conta a história do novo casal, o livro nos faz embarcar em outras histórias, de outras mulheres, cada qual com suas peculiaridades e seus dramas. Lilian apresenta uma realidade cortante, escancarando o preconceito e a hostilidade da natureza humana frente àquilo que não compreende (ou não quer compreender).

Voltando à relação de Olga e Marisa, é muito interessante a maneira como se encontram e como o sentimento que uma nutre pela outra se transforma em algo sublime. A relação física das duas também é narrada de forma hábil, com um forte apelo erótico, mas sem ser vulgar em momento algum.

Apesar de ser um tapa na cara da homofobia, Mulheres que não sabem chorar transcende o simples ato de levantar uma bandeira, pois, antes de tudo, é uma bela história de amor, contada com delicadeza, de uma forma envolvente e poética.

O desfecho da história é forte, duro, e lindo. Mostra como somos imperfeitos e impulsivos, e como nossas atitudes são determinantes e, muitas vezes, incorrigíveis.

Recomendo a leitura a todos. Especialmente aos pastores Malafaia e Feliciano.


Esse livro faz parte da Maratona Literária Digital.




Um comentário: