19 de junho de 2015

[Resenha] Kamaleon - Camila Monteiro

Kamaleon é um reino encantado onde vivem seres chamados Lampys. Toda energia destas criaturas vem das cores e por esse motivo, tudo em Kamaleon parece do avesso aos nossos olhos, mas significa a mais incrível harmonia para eles.

Lilly Prans, que acabou de atingir idade suficiente para se tornar uma Escolhida, trabalhará diretamente com os poderosos Conselheiros Cinza do reino, mas também vai viver a maior aventura de sua vida quando, seu mundo cruza com o de Devox um Lampy banido há várias gerações.
Ser responsável por colorir todo seu reino e ainda por cima entender quem é o temido Devox verdadeiramente é só o começo da era mais famosa da história de Kamaleon.


Editora:Cata-Vento
Gênero: Fantasia/Aventura/Infanto-Juvenil
Ano: 2015
Páginas:120


Dias Perfeitos
Uma grande história, mas...

Kamaleon é um livro infanto-juvenil escrito por Camila Monteiro, e publicado pela editora Cata-vento. A história narra a trajetória de Lilly Prans, a próxima escolhida no reino dos Lampys para dar novas cores ao seu mundo. Porém, na cerimônia de nomeação, Lilly perde o controle de seus poderes e faz uma tremenda bagunça no lugar.


A partir daí, Lilly precisa de ajuda para controlar seus poderes, enquanto tem que lidar com segredos não revelados e o medo de não ser capaz de fazer a coisa certa.

Kamaleon é uma história leve, com uma narrativa doce e visualmente fantástica. A escrita é competente, mas merecia uma revisão mais atenciosa, coisa que a editora falhou em fazer (ou nem fez), mas que não compromete a compreensão, tampouco a imersão na história.

Por ser um livro curto, os acontecimentos fluem de forma dinâmica, nem muito corrido nem muito moroso. Os personagens são interessantes, com personalidades distintas e bem construídas.

Senti falta, no entanto, de um conflito mais marcante, mais tensão no clímax da história. Entretanto, o livro mira um público mais jovem, e eu não sou parâmetro quando se trata de conflitos, gosto de ver os personagens no limite, em situações impossíveis, e não ligo que eles se deem mal no final (ou todo o tempo).

O final traz uma revelação envolvendo o narrador, que, a propósito, difere do lugar comum, e foi uma boa sacada da autora, ainda que eu acredite que o leitor mais sagaz possa prever tal revelação; não foi o meu caso, obviamente.


Recomendo Kamaleon para quem gosta de uma leitura rápida, divertida e graciosa. É também uma boa pedida para os pequenos que estão começando no hábito da leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário