7 de novembro de 2015

[Resenha] Morte em Dezembro - Ivair Antônio Gomes

Polícia Federal, CIA, FBI, Mossad e Interpol em uma caçada eletrizante a um assassino em terras brasileiras.

Uma série de assassinatos aparentemente desconexos chama a atenção de um delegado de polícia pouco antes do maior encontro dos líderes das Américas, o Encontro do Mercosul, onde estarão presentes grandes líderes e autoridades mundiais. Existe alguém disposto a tornar esse encontro um fracasso.

Quais seriam as consequências, caso o futuro presidente norte-americano fosse assassinado em terras brasileiras?

Quem é o assassino misterioso, o homem por trás do codinome “Xstranho”? Acompanhe as autoridades brasileiras e internacionais neste thriller que em nada deixa a desejar aos melhores textos do gênero.

Este será o prenúncio de um verão inesquecível.



Editora: Dracaena
Gênero: Suspense, Policial
Ano: 2013
Páginas: 240


Morte em Dezembro

Publicado pela editora Dracaena, Morte em Dezembro é o primeiro romance de Ivair Antônio Gomes. A trama relata uma série de assassinatos em torno de uma reunião do Mercosul prestes a acontecer no Brasil.

O livro começa com assassinatos aparentemente desconexos, mas logo é revelado que se trata de um trabalho do mesmo assassino. O desenvolvimento é focado na investigação e na operação do assassino, sem revelar sua real identidade.

Ivair mostra um trabalho árduo de pesquisa, narrando com grande riqueza de detalhes toda a investigação, envolvendo agências de inteligência de todo o globo. Mantém um bom suspense, deixando o leitor descobrir as pistas junto com os investigadores.

Apesar de extremamente detalhista, o livro flui bem, mantendo-se instigante durante toda sua extensão, e se encaminha para o desfecho com uma crescente. Nos capítulos finais, vemos a investigação progredir e nos parece que estão cada vez mais perto do assassino, mas a inteligência de Xtranho é absurda e reserva grandes surpresa para todos os envolvidos.

Apesar de uma boa escrita, a obra derrapa em algumas coisas. A revisão deixa a desejar, demérito da editora Dracaena que não deu o tratamento que o romance e o autor mereciam. O estilo de Ivair lembra Frederick Forsyth, o que não me agrada em certos pontos, pois às vezes peca pelo excesso de detalhes e descrições demais, assim como o autor inglês. Alguns maneirismos na escrita também poderiam ser evitados com a revisão0. Mas, o ponto negativo principal é a falta de carisma nos personagens; o livro é sobre uma investigação, e não sobre as pessoas, falta um personagem com o qual o leitor possa se conectar, se importar, e isso deixa o livro um pouco aquém do que poderia ser.

Contudo, apesar de alguns pontos negativos, Morte em Dezembro é um grande livro, com uma história instigante e um trabalho de pesquisa admirável. Muito recomendado para quem gosta de tramas inteligentes e suspenses policiais de qualidade.


4 comentários:

  1. Adoro esse tipo de história, ótima resenha! Realmente, o excesso de descrição chega a ser cansativo mesmo para um livro de poucas páginas. Mas penso em dar uma chance pra esse livro, pois adoro o gênero.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todas as suas palavras. O livro do Ivair é de um potencial enorme, mas pecou na execução e, neste ponto, a editora também não ajudou muito. E, pra ser sincero, o que mais gosto - mais até do que o gênero, que é o meu favorito - é de o livro ter um cenário diferente dos "convencionais" (Rio-SP).

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir